Vantagens competitivas

A BRF possui um portfólio de marcas e produtos posicionados para diversos públicos. Tamanha diversidade compõe um conjunto de ativos intangíveis e fornecem vantagens competitivas à empresa

MARCAS - Detentora de marcas fortes, reconhecidas do grande público, referências em qualidade no Brasil e no mundo, a BRF avança para ser reconhecida como líder no segmento de alimentos no Brasil e no mercado Internacional.

PORTFÓLIO - Investimos no desenvolvimento de produtos nas linhas de processados, congelados, industrializados, pratos prontos, pizzas e lácteos.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - Somos uma das empresas mais inovadoras no mercado de alimentos, reconhecida pelo ranking da revista Forbes como uma das 100 Companhias mais inovadoras do mundo. De nosso Centro de Inovação, em Jundiaí (SP, Brasil), saem pesquisas e novos produtos. Temos uma infraestrutura de ponta em laboratórios, cozinhas industriais e instalações, nas quais são desenvolvidos e testados produtos para nossa área de Food Services.

ESTRUTURA DE PRODUÇÃO - Nossa estrutura operacional se diferencia pelo posicionamento geográfico das unidades de produção que, com o cumprimento do acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a implantação de um modelo de gestão de manufatura único, iniciam uma nova fase: com capacidade otimizada e alto nível de automação.

LOGÍSTICA E REDE DE DISTRIBUIÇÃO - A BRF possui uma das maiores áreas de supply chain no Brasil. Os produtos da Companhia saem de 47 fábricas, em 10 estados, e são distribuídos empontos de venda em todo o país. A malha de distribuição física, bem como o sistema produtivo é sincronizada e a produção deve dar conta do fornecimento na quantidade, qualidade e variedade pedidas. À logística, cabe providenciar as entregas no local e no tempo exato. A BRF emprega, praticamente, todas as modalidades de transporte para levar seus produtos aos pontos de venda.

CAPITAL HUMANO - Todos os funcionários da BRF são parte fundamental no processo de expansão e consolidação da empresa, que os considera o seu mais importante ativo intangível. Com um grupo de executivos experientes, a Companhia mantém cursos e treinamentos que incluem um programa de lideranças, com grande troca de experiências.

GESTÃO - Focado no planejamento, o modelo de gestão da BRF é alinhado às melhores práticas de transparência do mercado e tem como grande diferencial a capacidade de execução e continuidade da operação em cenários complexos.

Estratégia de Negócios

Nossa estratégia geral consiste em utilizar nossas vantagens competitivas como produtor de alimento de baixo custo e grande escala para aumentar a lucratividade, o retorno sobre o capital empregado e continuar apresentando crescimento sustentável nos próximos anos. Pretendemos continuar fortalecendo nossa rede de distribuição global e base de clientes, fornecendo um portfolio de produtos diversificado e inovador, orientado ao mercado e suportado por fortes marcas internacionais e locais. Os principais elementos de nossa estratégia são os seguintes:

Fortalecer a Nossa Rede de Distribuição Global. Continuamos desenvolvendo nossa capacidade de distribuição fora do Brasil visando aprimorar os nossos serviços prestados aos atuais clientes e expandir nossa base de clientes de exportação. Em 2015, esperamos continuar executando uma estratégia de distribuição de longo prazo a fim de aumentar o conhecimento das nossas marcas globalmente e expandir para países onde acreditamos existir potencial para uma distribuição rentável de nossos produtos. Estamos focando na expansão da nossa rede de distribuição na Europa, Oriente Médio e Ásia, a fim de aumentar nossa cobertura e dar suporte a esforços de marketing nestas regiões-chave. Também estamos considerando realizar o processamento de alguns produtos no exterior, de modo a permitir que entreguemos tais produtos diretamente aos clientes localizados nesses mercados. Como um exemplo desse movimento podemos citar a inauguração da nossa primeira fábrica de alimentos processados no Oriente Médio. Poderemos também considerar determinadas aquisições como meio de atingir essa meta. Como exemplo, constituímos um memorando de entendimento vinculante com a Indofood para a incorporação de uma joint venture que irá explorar o negócio de aves e alimentos processados na Indonésia. Também concluímos a aquisição dos direitos econômicos de 100% da Federal Foods Limite, empresa privada com sede em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos (EAU)., 40% da Al Khan Foodstuff LLC no Sultanato de Omã e 75% da Alyasra Food Company W.L.L. no Estado do Kuwait, o que nos permitiu expandir a rede de distribuição nesta região.

Expandir Nossa Base de Clientes Nacional e Internacional. Pretendemos focar em eficiência para aumentar a competitividade da BRF no cenário global, entregando um novo patamar de nível de serviço aos nossos clientes e elevando a distribuição e logística no exterior para uma posição central em nosso negócio. Acreditamos haver oportunidades consideráveis para aumentar a penetração nos mercados de exportação, especialmente porque ampliamos nossa base de produção para outros países e trabalhamos para reduzir ou eliminar barreiras de comércio existentes. Nosso objetivo é fortalecer nossa presença em mercados internacionais-chave. Acreditamos haver oportunidades para aumentar a penetração também no mercado brasileiro, através da expansão da base de clientes e aumento da produtividade da equipe de vendas. Atualmente as vendas no mercado brasileiro representaram aproximadamente 53,2% de nossas vendas líquidas totais, enquanto as vendas dos mercados internacionais representaram 46,8% em 2014.

Revitalizar Nosso Core Business Orientado para o Cliente, Consumidor e Preferências de Mercado. Estamos focados na entrega de produtos inovadores vistos como produtos de valor agregado pelos nossos consumidores. Pretendemos promover a revitalização de categorias relevantes, além de aumentar nossa penetração de mercado através de uma visão mais granular (por categoria, canal, região, marcas e segmentos do consumidor / consumo), priorizando oportunidades-chave. Como parte deste plano, nesse ano fizemos a transferência das nossas plantas de bovinos para o Minerva S.A. em 2014, transação aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Nós também assinamos um contrato de venda da nossa divisão de lácteos para a Lactalis do Brasil - Comércio, Importação e Exportação de Laticínios Ltda. A consumação da transação está sujeita à implementação de condições suspensivas e aprovações regulatórias (incluindo do CADE) aplicáveis a transações dessa natureza. Também procuramos mobilizar a companhia e alinhar a estratégia, processos e pessoas da empresa às necessidades dos consumidores e clientes, consolidando um planejamento integrado de médio prazo da cadeia de valor robusto e flexível focado na criação de valor pela agilidade e assertividade. Por fim, nós pretendemos promover um modelo de precificação com o objetivo de promover um esquema de preços racional.

Diversificar Nossas Linhas de Produtos, Especialmente de Alimentos de Maior Valor Agregado. Em 2009, a fusão entre a Perdigão e a Sadia trouxe uma grande variedade de produtos processados para nosso portfolio e criou um dos maiores exportadores de produtos de aves do mundo. Em 2011, adquirimos duas empresas na Argentina, Avex e Flora Dánica, com o objetivo de expandir nossa base competitiva, alavancar nossa plataforma de exportação e lidar com o potencial do mercado local argentino. Avex produz produtos de aves in natura e Flora Dánica produz, entre outros itens, maioneses, molhos e margarinas. Temos a intenção de continuar diversificando nossas linhas de produtos, focando em alimentos cujos preços tendem a flutuar menos que nossos cortes in natura de aves e suínos e que podem ser destinados a mercados específicos. Em linha a essa estratégia, buscamos oferecer produtos que entreguem maior praticidade aos nossos consumidores, como por exemplo, as linhas Fácil e Soltíssimo, lançadas em 2014. Além disso, nós construímos uma nova planta em Abu Dhabi, inaugurada em 26 de novembro de 2014, a qual representará outra plataforma de inovação direcionada às regiões do Oriente Médio e da África. Nós também continuamos a implementar a racionalização de SKUs (itens) com o objetivo de prover um portfolio de produtos assertivo.

Buscar liderança em custos baixos. Estamos continuamente aprimorando nossa estrutura de custos a fim de permanecer como um produtor com custos competitivos e aumentar a eficiência de nossas operações. Procuramos atingir maiores economias de escala mediante o uso eficiente de nossa capacidade de produção, bem como através da eliminação de redundâncias. Nós estamos implementando um footprint ótimo baseado na análise do layout atual de nossas plantas, seus custos de grãos, e o custo de frete até o porto com o objetivo de aumentar nossa capacidade e promover crescimento. Também continuamos implantando novas tecnologias a fim de racionalizar nossas atividades de produção e distribuição.

Sinergias. Nossas aquisições nos últimos anos, inclusive nossa associação com a Sadia, criaram sinergias. Nossa estratégia de negócios tem por objetivo expandir nossa atuação nos mercados brasileiro e internacional. Em 2014, demos início a execução do projeto Go to Market (GTM), que visou dar mais eficiência à equipe de vendas, integrando-a com a malha logística do país. Isso permitiu um aumento de oportunidades para a venda de produtos. Após a implementação deste projeto, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014, nós aumentamos em 22% o número de clientes ativos no segmento de varejo pequeno, e a sinergia entre marcas alcançou 77%, comparado a 53% no mesmo período do ano anterior.

Gestão Estratégica. Revisamos o plano estratégico de longo prazo, o BRF 17, mantendo o objetivo de ser uma das maiores empresas de alimentos do mundo, admirada por suas marcas, inovação e resultados, e contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Pretendemos garantir total alinhamento entre estratégia e execução, assegurando uma organização ágil que entrega os resultados desejados, focando nos negócios centrais e de alta rentabilidade. Para apoiar esta gestão estratégica estamos construindo uma cultura nova, forte e única alinhada à organização e ao processo decisório de criação de valor e estabelecendo uma cultura de desempenho na empresa fortalecida pela meritocracia. Esta nova cultura reforçará nosso compromisso em atrair, desenvolver e reter talentos, elemento-chave para o desenvolvimento sustentável da empresa. No Brasil esperamos realizar esforços para identificar o papel e posicionamento de cada categoria de produto para capturar as lacunas de valor nos principais negócios (por canais, regiões, marcas e segmentos de consumidor / consumo) e revitalizar as categorias tradicionais através de inovação. Esperamos tirar vantagem do potencial do nome Sadia como marca icônica e desenvolver a Perdigão como uma forte marca brasileira. Internacionalmente estamos desenvolvendo uma verdadeira empresa global focada em quatro temas complementares: marca, portfolio, progresso na distribuição e produção local. Com planejamento de longo prazo, estamos nos posicionando para focar menos em commodities e mais em produtos industrializados com fortes marcas. Para este fim, quaisquer transações estratégicas serão focadas em aquisições de processadores e distribuidores no mercado externo, a construção de fábricas e o desenvolvimento de produtos e campanhas de marketing para diferentes culturas e gostos, e consolidando Sadia como uma marca internacional. Por isso estamos desenvolvendo marcas fortes locais como Paty no mercado argentino e Perdigão no mercado brasileiro.

Mapa de RI