Vantagens competitivas

A BRF possui um portfólio de marcas e produtos posicionados para diversos públicos. Tamanha diversidade compõe um conjunto de ativos intangíveis e fornecem vantagens competitivas à empresa

Acreditamos que as nossas principais vantagens são:

Liderança no Mercado Brasileiro de Alimentos, com Marcas Fortes e Presença Global. Somos uma das maiores produtoras de alimentos à base de proteína frescos e congelados do mundo, com dimensão e escala que nos permitem concorrer no Brasil e nos mercados de exportação. Acreditamos que a nossa posição de liderança nos permite aproveitar oportunidades de mercado, por meio da expansão de nossos negócios, aumento de nossa oferta de produtos de valor agregado e aumento de nossas iniciativas nos mercados de exportação. Nossas marcas próprias e licenciadas são altamente reconhecidas em diversos países, como Brasil, Argentina, Arábia Saudita e Angola, entre outros, sendo que estamos expandindo a presença com marcas locais em mercados-chave. Nossas marcas Sadia e Perdigão foram incluídas entre "As Marcas Mais Valiosas do Brasil" em 2016 e 2015, respectivamente, por Millward Brown Vermeer.

Ampla Rede de Distribuição no Brasil e nos Mercados Internacionais. Acreditamos ser uma das poucas companhias com uma rede de distribuição estabelecida capaz de distribuir produtos congelados e resfriados em praticamente qualquer região do Brasil. Além disso, exportamos produtos para cerca de 150 países e estamos desenvolvendo nossa rede de distribuição própria na Europa, onde vendemos diretamente para companhias de processamento de alimentos e distribuidores locais.

Produtos de Baixo Custo em um Crescente Mercado Global. Acreditamos que possuímos uma vantagem competitiva sobre os produtores localizados em alguns de nossos mercados internacionais em função de nossos custos de produção mais baixos e dos ganhos de eficiência em produção animal no Brasil. Também alcançamos escala e qualidade de produção que nos permitem concorrer de maneira eficaz com os principais produtores no Brasil e em outros países. Implantamos uma série de programas destinados à manutenção e melhoria da nossa eficiência de custo, incluindo programas para otimizar a nossa cadeia de fornecimento, integrando demanda, produção, gestão de estoque e serviço de atendimento ao cliente.

Localização Geográfica Estratégica e Diversificada. Nossas unidades de abate estão estrategicamente localizadas em diferentes regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), o que nos permite atenuar os riscos decorrentes de restrições à exportação que possam ocorrer em certas regiões do País, em razão de problemas fitossanitários. Além disso, a diversidade geográfica dos nossos centros de distribuição também nos proporciona custos mais baixos de transporte em função da proximidade com regiões produtoras de grãos e os principais portos de exportação do País. Em 2014, inauguramos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nossa primeira fábrica de produtos processados no Oriente Médio. Essa é a maior unidade global da BRF.Ao longo dos anos temos dado grandes passos para a internacionalização, que busca oferecer as melhores opções aos clientes por meio da atuação local, permitindo acesso rápido e eficiente a mercados estratégicos e aumentando a flexibilidade de adaptação dos produtos aos anseios locais, tudo sempre em conformidade com as exigências específicas de cada país, segundo controles rigorosos em todos os processos produtivos.

Ênfase na Qualidade, Segurança e Portfólio Diversificado de Produto. Temos um compromisso com a segurança e qualidade alimentar de todas as nossas operações a fim de atender às necessidades de nossos clientes, evitar contaminação e minimizar o risco de ocorrência de epidemias de doenças animais. Monitoramos o tratamento das aves e dos porcos que criamos em todas as etapas de sua vida e durante todo o processo de produção. Em 2013, lançamos no Brasil uma campanha de divulgação do Programa de Garantia Total Sadia que assegura que nossos frangos não contêm hormônios ou conservantes e são inspecionados individualmente. Além disso, fomos a primeira companhia brasileira aprovada pelo Sistema Europeu de Inspeção de Segurança Alimentar, que nos qualificou para vender produtos processados de aves para consumidores europeus. Isso significa que servimos os clientes mais rigorosos do mundo e cumprimos suas normas de controle de qualidade e auditoria externa.

Equipe de Gestores Experientes. Nossos administradores buscam enfatizar as boas práticas em nossas operações e as normas de governança corporativa, conforme demonstrado pela listagem de nossas ações ordinárias no Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. As companhias listadas nesse segmento precisam aderir aos mais elevados padrões de governança corporativa. Aprimoramos nossa estrutura organizacional e a redesenhamos. O novo formato contemplará 14 vice-presidências com reporte direto ao CEO Global, visando uma gestão mais integrada e transversal. São elas: Brasil, OneFoods, Internacional (conglomerado das regiões Europa/Eurásia, Ásia, África e Américas), Cone Sul (Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai), Desenvolvimento Corporativo & Crescimento, Planejamento de Supply, Operações Globais, Qualidade, Gestão & Informação, Integridade Corporativa, Finanças, Marketing, RH e Eficiência Corporativa.

Estratégia de Negócios

Pretendemos nos tornar a mais inspiradora e importante companhia global de alimentos. Para isso, revisamos nosso plano de longo prazo em nosso processo de planejamento estratégico anual. Estabelecemos quatro metas principais para nossa Companhia nos próximos anos:

Possuir um portfólio de marcas globais. Estamos expandindo o portfólio de marcas em todo o mundo. A Sadia, por exemplo, está em diferentes estágios de marca em nossos mercados. No Brasil e nos países do Oriente Médio, a marca apresenta níveis de penetração e preferência impressionantes, enquanto que na Rússia, Angola e em alguns países da Ásia, está crescendo gradativamente. A Qualy é nossa marca mais importante de margarinas, com uma abordagem inovadora junto a nossos consumidores no Brasil. A Paty e a Danica são marcas renomadas de hambúrgueres e condimentos, respectivamente, na Argentina. Essas são apenas algumas iniciativas, sendo que com cada uma de nossas marcas, procuramos trazer o maior valor a nossos consumidores.

Focar nossos esforços em seis categorias globais principais. O fortalecimento de nosso portfólio e sua qualidade deve constituir um esforço constante, por isso selecionamos nossas categorias mais importantes, com base em estratégia e valor. Nosso foco global é no nosso portfólio de cortes de suínos e aves de valor agregado, frios, empanados e refeições cozidas, pratos prontos, pratos práticos e food service. Há algumas exceções em certos locais, por exemplo, a marca Paty na Argentina.

Capturar oportunidades globais. Internacionalmente, demos passos importantes para solidificar a BRF como companhia global. No Oriente Médio e na África, continuamos a aprimorar nossa produção local (planta de Abu-Dhabi), consolidamos a distribuição e aumentamos a participação do portfólio de alimentos processados. Na Ásia, investimos no portfólio de marcas e expansão de footprint, como nossa recente aquisição na Tailândia e Malásia. Na Europa Oriental, focamos na presença no varejo e nosso canal de food service tornou-se ainda mais relevante no Reino Unido. Na Argentina, expandimos nossa posição no mercado de frios por meio da aquisição de duas outras companhias. Recentemente, anunciamos uma joint venture com a Banvit para entrar no mercado da Turquia, importante mercado de aves. A Banvit é a maior produtora de aves na Turquia, com operações totalmente integradas e o maior reconhecimento de marca do setor na Turquia.

Transformações. No segundo semestre de 2016, anunciamos nossa intenção de focar no mercado halal. Nesse contexto, a BRF analisou alternativas estratégicas para sua nova subsidiária, a OneFoods, permitindo sua expansão nos mercados em que a BRF atua e em novos mercados. No início de 2017, a OneFoods iniciou suas operações.

Mapa de RI