Visão Geral

A BRF tem a ética, a transparência e a equidade como pilares de seu modelo de governança corporativa.

Ética, transparência e equidade são pilares do modelo de governança corporativa, que tem por base as melhores práticas do mercado.

Primeira empresa do setor de alimentos e bebidas a se enquadrar nas regras do Novo Mercado da BM&F Bovespa, a BRF tem a ética, a transparência e a equidade como pilares de seu modelo de governança corporativa. Com base nas melhores práticas, mantém exclusivamente ações ordinárias; direitos igualitários, prêmio nas ofertas públicas e mecanismos de proteção aos investidores; proibição de acionistas e executivos auferirem vantagens pelo acesso a informações privilegiadas; política de negociação de valores mobiliários e de divulgação de fatos relevantes; e arbitragem como forma mais ágil e especializada de solução de conflitos de interesses.

A BRF aderiu ao Novo Mercado da BM&F Bovespa em 12 de abril de 2006, estando vinculada à Câmara de Arbitragem do Mercado, conforme cláusula compromissória constante no seu Estatuto Social.

Empresa de controle difuso, seus papéis são negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa - BRFS3) e na Bolsa de Nova York (ADRs nível III-BRFS). Com presença nos dois mercados, a Companhia obedece, em suas demonstrações financeiras, os princípios internacionais de contabilidade (IFRS) e as determinações do Sistema de Controle Interno do Reporte Financeiro (SCIRF), baseado na Lei Sarbanes-Oxley (SOX).

Trimestralmente, o Conselho de Administração aprova os resultados da Empresa, que são apresentados publicamente segundo os princípios gerais de contabilidade (IFRS). A Diretoria reúne-se mensalmente para acompanhar o desempenho geral, utilizando indicadores propostos por instituições brasileiras e internacionais, a exemplo das diretrizes Global Reporting Initiative (GRI). A BRF mantém um Comitê de Finanças, Governança e Sustentabilidade, de apoio ao Conselho de Administração; e um Comitê Executivo de Sustentabilidade, formado por vice-presidentes, com o objetivo de avaliar e monitorar o desempenho, além de riscos e oportunidades em sustentabilidade.

Para assegurar a transparência no relacionamento com o mercado, oferece um atualizado site de relações com investidores (www.brf-br.com/ri), divulga informações relevantes, promove reuniões em associações, como a Apimec, e realiza conference calls a cada três meses e roadshows nacionais e internacionais. Também faz reuniões individualizadas (one-on-one), atendimento às demandas das principais instituições financeiras para a realização de reuniões com investidores e mantém uma equipe especializada no atendimento dos investidores individuais.

As instâncias de governança incluem Assembleia Geral de Acionistas, Conselho de Administração, Comitê de Auditoria, Conselho Fiscal, Comitês de assessoramento ao Conselho de Administração e Diretoria-Executiva.

Mapa de RI