ADMINISTRAÇÃO

Saiba mais sobre a BRF, seu Conselho de Administração e estrutura administrativa.

A BRF está dividida nos seguintes grupos de gestão:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Em linha com as melhores práticas de governança, o presidente do Conselho de administração não exerce funções executivas. Definidas no estatuto Social, as qualificações para integrar o Conselho de administração incluem aspectos como: ter reputação ilibada, não ocupar cargos em concorrentes ou representar interesses conflitantes. Tanto os membros do Conselho como dos Comitês e da Diretoria-executiva possuem uma ferramenta de avaliação formal do desempenho individual, incluindo avaliação 360º e abordagem de questões ligadas à sustentabilidade.

Regimento Interno

Abilio dos Santos Diniz (PRESIDENTE INDEPENDENTE)

Presidente do Conselho de Administração. É presidente da Península Participações, holding de investimentos de sua família. Atualmente, Abilio também é presidente do Conselho de Administração da BRF e membro da Câmara de Políticas e Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas foi, ao lado de seu pai, responsável pela criação e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, empresa da qual foi presidente do Conselho de Administração até setembro de 2013.

Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis (VICE PRESIDENTE)

Francisco é economista e advogado especialista em direito societário, mercado de capitais e governança corporativa. É sócio-diretor do Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros - Sociedade de Advogados. Trabalhou por mais de 30 anos no mercado de capitais e financeiro brasileiro, nas áreas de análise de investimentos, corporate finance e administração de ativos, em diversas instituições, destacadamente no Unibanco, na Brasilpar e no Grupo Sul América. Foi vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Mercado de Capitais (ABAMEC - São Paulo) entre 1999 e 2001 e primeiro presidente do Conselho de Supervisão dos Analistas do Mercado de Capitas da APIMEC (2010/2014). Desde julho de 2015, é membro do Conselho de Administração da Petrobras (Suplente).

Luiz Fernando Furlan (MENBRO INDEPENDENTE)

Engenheiro Químico e Administrador de Empresas, com especialização em Administração Financeira. Foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre os anos de 2003 e 2007. Na Sadia, foi Presidente do Conselho de Administração de 1993 a 2002, tendo anteriormente sido Diretor de Relações com Investidores, Diretor Vice-Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração. Em 2008, retornou ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sadia até 2009, quando foi eleito Copresidente do Conselho de Administração da BRF S.A., de 2009 a 2011. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Telefônica S.A. (Espanha), Telefonica-Vivo S/A (Brasil), AGCO (US), Amil (Brasil) e do Global Advisory Board da Panasonic (Japão) e International Advisory Board do Walmart (US).

José Carlos Reis de Magalhães Neto (MEMBRO)

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é fundador e Presidente Conselho de Administração da Tarpon. Além disso, José Carlos faz parte do Conselho da BRF e da Cia Acqua. É, também, diretor de investimentos na subsidiária Tarpon Gestora de Recursos S.A. Anteriormente, foi gestor de portfólio no banco Patrimônio/Salomon Brothers, trabalhou como associado no JP Morgan/Chase e como analista na GP Investimentos.

Walter Fontana Filho (MEMBRO INDEPENDENTE)

Economista formado e pós-graduado pela PUC São Paulo, Fontana Filho possui especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Membro do Conselho Consultivo do Jornal O Estado de São Paulo, do Conselho da ALGAR - Algar S.A. Empreendimentos e Participações e do Conselho da Repom S.A. Na Sadia, foi Diretor Comercial do Mercado Interno, Dir

Flávia Buarque de Almeida(MEMBRO INDEPENDENTE)

Sócia da Península Capital Participações S.A. desde 2013 e conselheira do "Board of Overseers" da Universidade de Harvard, da GAEC S.A. - Anima Educação e Wine.com.br. Foi conselheira independente das Lojas Renner S.A. de 2011 a 2016. Entre 2009 e 2013, foi sócia sênior do Monitor Group (atualmente Monitor Deloitte). Antes disso, entre 2003 e 2009, Flavia foi diretora geral da Participações Morro Vermelho S.A., holding familiar que controla o Grupo Camargo Corrêa. Durante os anos de 1989 a 2003, Flavia trabalhou na McKinsey & Company, onde foi sócia. Flávia é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA pela Harvard Business School.

Carlos da Costa Parcias Jr.(MEMBRO INDEPENDENTE)

Parcias é Mestre em Economia pela PUC-Rio e Graduado em Economia pela UFRJ. É Senior Business Adviser para investidores e empresas. Anteriormente foi Conselheiro de Administração da CPFL Renováveis e Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da CPFL Energia (2012/17). Em 2011, foi Diretor de Participações em Energia da Camargo Correa Investimentos em Infraestrutura. Atuou também com sua própria Empresa de Assessoria Financeira Independente (2004/10). Ocupou cargos de liderança no setor financeiro: Presidente da Icatu Gestão de Participações, Diretor Executivo do Banco de Investimentos Fleming Graphus; CEO da BBA-Capital Asset Management; Diretor de Mercado de Capitais do Banco BBA-Creditanstalt; Executivo do JP Morgan Brasil; Assessor da Presidência do BNDES.

Marcos Guimarães Grasso(MEMBRO INDEPENDENTE)

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com formação em executive coaching pela Columbia University. Lider da Eurazeo para America do Sul, sócio da M2G Advisors e membro do conselho da Cacau Show e do Instituto Akatu. Entre 1986 e 2013, atuou no Brasil, Estados Unidos, Indonesia, Portugal e Colombia em empresas como Warner-Lambert, Pfizer, Cadbury e Mondelez/Kraft Foods onde foi Diretor Presidente para o Brasil (2010/2013). Foi conselheiro da C&A Brasil, Condor e da Kraft/Sadia Cheese JV.

Walter Malieni Jr.(MEMBRO)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie, possui MBA em Mercado de Capitais e Finanças pelo Ibmec, pós-graduação em Formação Geral para Executivos pela USP e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Em 2014, participou de sessão executiva para o Banco do Brasil no Programa de Transformação Digital nos Negócios pela Massachusetts Institute of Technology (MIT). O Sr. Walter é funcionário de carreira do Banco do Brasil, desde 1984, quando ingressou na empresa no programa Menor Aprendiz. Foi superintendente estadual no Rio de Janeiro, entre janeiro e dezembro de 2000, gerente comercial e diretor comercial estatutário da Companhia de Seguros Aliança do Brasil entre janeiro de 2001 e outubro de 2006 e superintendente comercial, diretor de Crédito e diretor de Distribuição em São Paulo do Banco do Brasil entre novembro de 2006 e dezembro de 2012. Desde janeiro de 2013, ocupa o cargo de vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do Banco do Brasil e, desde maio de 2016, é membro do Conselho Deliberativo da PREVI.

José Aurélio Drummond Jr(MEMBRO INDEPENDENTE)

Graduado em engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial-FEI SP e pós graduado na Wharton Business School. É membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Eneva S.A. Atuou como Presidente para a América Latina da Alcoa (setor metalúrgico), sócio da Victoria Capital Partners (setor de private equity), e Presidente para América Latina, Europa, Oriente Médio e África da Whirlpool (setor de eletrodomésticos).

Definição do Novo Mercado de "Conselheiro Independente": (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital;(ii) não ser Acionista Controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador (pessoas vinculadas a instituições públicas de ensino e/ou pesquisa estão excluídas desta restrição); (iii) não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; (vii) não receber outra remuneração da Companhia além da de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

Comitês

São mantidos comitês de assessoramento do Conselho de administração desde 2006, que são constituídos por integrantes do Conselho de Administração.

Em reunião realizada a 28 de abril de 2015, aprovou a indicação dos membros regulares dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração, quais sejam: Estratégia, M&As e Mercados; Finanças, Governança e Sustentabilidade; Pessoas, Organização e Cultura.

Regimento Interno

Comitê de Estratégias, M&A e Mercados
Responsável por contribuir, aconselhando o Conselho de Administração, na proposição e discussão do planejamento, monitoramento e direcionamento da estratégia corporativa da BRF, envolvendo investimentos nacionais e internacionais (Fusões/Aquisições, Desinvestimentos, Expansões/Novas Capacidades, Novos Negócios), mercados de atuação, marcas e produtos, novos e existentes.

Comitê de Pessoas, Organização e Cultura
Assessorar o Conselho de Administração na aprovação de processos relacionados ao desenvolvimento de pessoas e da organização. Assessorar o Conselho de Administração na definição das políticas de remuneração e compensação de executivos e colaboradores. Suportar a área executiva nos processos de avaliação, seleção e desenvolvimento das principais lideranças. Aconselhar o Conselho de Administração na formulação e pratica da cultura BRF, monitorando e encorajando o adequado comportamento das lideranças. Propor ações que alinhem as expectativas de acionistas e executivos.

Comitê de Finanças, Governança e Sustentabilidade
Assessorar o Conselho de Administração visando assegurar o cumprimento dos mecanismos e controles relacionados à gestão de riscos financeiros, aplicações das políticas financeiras, os processos tributários, diretrizes estratégicas de captação alinhadas ao perfil de risco do negócio, considerando a adequada estrutura de capital da Companhia. O Comitê também será responsável pelo acompanhamento dos resultados da companhia e da gestão orçamentária da empresa. Ainda, responsável por monitorar, aprimorar e recomendar ao Conselho de Administração, princípios, diretrizes e melhores práticas de governança corporativa e sustentabilidade, tendo como principais atividades: Contribuir para a adoção e contínuo aprimoramento das práticas de governança e para o adequado funcionamento dos órgãos de governança da Companhia; Zelar pela melhoria no sistema de gestão para evitar a ocorrência de conflitos de interesse, propondo, quando necessário, a atualização dos instrumentos institucionais (estatuto, regimentos e políticas); Monitorar e acompanhar a política de sustentabilidade e sua implementação; Contribuir para a efetivação das políticas de responsabilidade institucional e socioambiental, colaborando com a emissão dos relatórios sobre esses temas. O Comitê também será responsável pelo acompanhamento dos riscos não financeiros ou contábeis, incluindo riscos operacionais e outros.

Comitê de Auditoria
O Comitê de auditoria tem poderes para atuar com independência, podendo, a seu critério, encaminhar as reclamações/denúncias para a auditoria interna apurar ou contratar uma empresa independente, e, se necessário, mobilizar o Conselho de administração.

DESCRIÇÃOINTEGRANTES
Comitê de Finanças, Governança e Sustentabilidade Manoel Cordeiro, Luiz Fernando Furlan, Carlos Parcias, Francisco Petros

Comitê de Estratégia, M&As e Mercados José Carlos Reis de Magalhães Neto, Carlos Parcias, Flavia Almeida, Luiz Fernando Furlan, Marcos Grasso, Eduardo Fontana D`Avila
Comitê de Marketing Walter Fontana Filho, Marcos Grasso, José Aurélio Drummond Jr.

Comitê de Pessoas, Organização e Cultura José Aurélio Drummond Jr., Walter Malieni Jr, Flavia Almeida, José Carlos Reis de Magalhães Neto
Comitê de Auditoria Francisco Petros (coordenador), Walter Fontana Filho , Walter Malieni Jr, Fernando Maid. Dall’Acqua (externo) Sérgio Ricardo Rosa (externo)

CONSELHO FISCAL

Constituído por três membros, sendo um deles especialista financeiro. Reúne-se mensalmente e, quando necessário, participa de reuniões com o Conselho de Administração.

Attilio Guaspari (MEMBRO INDEPENDENTE)

Engenheiro e mestre em Ciências da Administração, foi Chefe da Área Financeira e Superintendente de Auditoria do BNDES e Diretor Financeiro-Administrativo da Embrafilme. Participou de diversos Conselhos de Administração, desde 1986, como os da Brasil Ferrovias S.A., FAPES, Indústrias Verolme-Ishibrás e Projeto Jarí. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da BRF S.A. e do Comitê de Auditoria do BNDES.

Marcos Vinicius Dias Severini (MEMBRO)

Graduado em Ciências Contábeis e em Engenharia Elétrica, com Pós-Graduação em Engenharia Econômica. Severini é Diretor do Departamento de Controladoria da Vale, onde ingressou em outubro de 1994. De dezembro de 1981 até 1994, ocupou diversos postos na Arthur Andersen S/C tendo se desligado quando ocupava o cargo de Gerente de Auditoria e Consultor Contábil. Ocupou também posto como membro efetivo ou suplente no Conselho Fiscal de várias empresas e é presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Vale de Seguridade Social - VALIA.

Antonio Carlos Rovai (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Antonio é graduado em ciências econômicas pela PUC-SP e ciências contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É sócio da Global Business Consulting Ltda., empresa que atua em consultoria empresarial. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers de 1973 a 1997, onde foi responsável pela auditoria de companhas abertas e instituições financeiras. É atualmente membro do Conselho Fiscal do Fundo Garantidor de Créditos - FGC, da JHSF Participações S.A. e da Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC. Além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON, do Conselho Regional de Economia - CRE e do Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

DIRETORIA EXECUTIVA

Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de administração.

Pedro de Andrade Faria
(DIRETOR PRESIDENTE GLOBAL, FINANCEIRO E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES)

Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com MBA pela Universidade de Chicago, Faria foi membro do Conselho de Administração da BRF de abril de 2011 à novembro de 2013. Deixou a posição para se tornar CEO Internacional da Companhia. A partir de janeiro de 2015 se tornou CEO Global. Também foi membro do Conselho de Administração da Tarpon. Adicionalmente foi eleito Diretor Presidente e de Relações com Investidores na mesma Empresa. Além disso foi membro do Conselho de Administração da Cremer S/A, Ômega Energia Renovável S/A., AGV Holding S/A, Morena Rosa Indústria e Comércio de Confecções S.A., Cia Acqua e Arezzo. O Sr Faria foi Diretor Financeiro/RI da Brasilagro desde a sua fundação até fevereiro de 2007. Antes de juntar-se à Tarpon, foi sócio diretor do Pátria Investimentos, responsável por monitoramento de portfólio de private equity.
Também trabalhou no Chase Manhattan Bank e no Patrimônio/Salomon Brothers.

José Roberto Pernomian Rodrigues

(DIRETOR VICE-PRESIDENTE LEGAL E RELAÇÕES)

Advogado de carreira, com larga experiência no campo do direito empresarial. Foi professor de teoria geral do direito, direito financeiro e direito tributário em diversas instituições de ensino. Foi juiz contribuinte do Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Atuou brevemente como gestor na área de tecnologia da informação. Bacharel e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo(USP). Membro da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).

Hélio Rubens Mendes dos Santos Junior
(DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE SUPPLY CHAIN)

Engenheiro Químico e de Alimentos formado pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com especialização em administração pela FGV-SP e UNICAMP. Começou sua carreira na Sadia em 1988 e acumulou experiência nas áreas de produção,engenharia, excelência industrial,P&D e planejamento Integrado. Em 2007 assumiu a Diretoria P&D e Engenharia, e desde 2009 a Diretoria de Operações Industriais

Leonardo Almeida Byrro
(DIRETOR VICE-PRESIDENTE - PLANEJAMENTO E DISTRIBUIÇÃO)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá, MBA pela Kellogg School of Management. Trabalhou na AmBev de 2004 a 2008, onde ocupou diversos cargos nas áreas de Vendas, Distribuição e Marketing. Trabalhou também na Mckinsey em 2009 durante seu estágio de MBA. Juntou-se à Cremer S.A. em Julho de 2010 e atuou como Diretor Presidente de 2013 a 2016.

Alexandre Moreira Martins de Almeida
DIRETOR VICE-PRESIDENTE BRASIL

Executivo com 30 anos de experiência profissional, tendo atuando nos últimos 25 anos em diversas posições de liderança (CEO, CFO, COO) em companhias líderes nos seus respectivos segmentos de negócios na América do Sul. Graduado em Engenharia Metalúrgica (1986) e Mestre em Ciência da Computação (1990) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é pós-graduado em Administração Financeira (1991) pela Fundação João Pinheiro e cursou diversos programas de Desenvolvimento em Gestão de Negócios na Kellog School of Business - Northwestern University, no Insead e na Fundação Dom Cabral.

Andelaney Carvalho dos Santos
DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE GESTÃO & INFORMAÇÃO

Executivo com experiência nas áreas de tecnologia da informação, logística e supply chain, com atuação prévia em empresas do setor de comércio varejista e de alimentos. Graduado em Ciências da Computação, pela Faculdade de Informática Lemos de Castro e pós-graduado (MBA) em Gestão Executiva de Negócios pela Escola de Administração e Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Além disso, conta com cursos de especialização na Stanford University, no Massachusetts Institute of Technology e no Insper.

Remuneração

Em 2016, a remuneração total paga por nós a todos os membros da Diretoria, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria Estatutário foi de R$26,9 milhões. Além disso, em 2016, não houve pagamento a diretores segundo o nosso plano de participação nos resultados. A remuneração total paga aos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria Estatutário e Diretoria em 2016 (inclusive salários, participação nos lucros, descrito abaixo, e benefícios) foi de R$28,2 milhões.

A remuneração variável relativa à participação nos lucros e resultados paga a cada diretor executivo em qualquer exercício relaciona-se, principalmente, ao nosso EBITDA, mas também se baseia na avaliação do desempenho do diretor durante o exercício por parte do Conselho de Administração. A metodologia adotada relaciona a participação nos lucros e resultados com um múltiplo do salário mensal do diretor, considerando a meta mínima de EBITDA do exercício, padrões de qualidade de nossos principais produtos e o orçamento da área. Acreditamos que essa metodologia estabelece um teto razoável para a remuneração paga aos diretores de acordo com nosso programa de participação nos lucros e resultados.

Mapa de RI