VEJA O GLOSSÁRIO

Conheça alguns termos e siglas utilizadas pela BRF, ou em seu setor de atuação.

SIGLAS E TERMOS TÉCNICOS

ABIEC Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes

ABEF Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango.

ABIPECS Associação Brasileira de Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína.

ABPA Associação Brasileira de Proteína Animal

Ações em Circulação No âmbito do regulamento do Novo Mercado, todas as ações emitidas pela Companhia, excetuadas as ações detidas pelo acionista controlador, por pessoas a ele vinculadas, por administradores da Companhia, aquelas em tesouraria e preferenciais de classe especial que tenham por fim garantir direitos políticos diferenciados, sejam intransferíveis e de propriedade exclusiva do ente desestatizante.

Ações ou Ações Ordinárias Ações ordinárias, nominativas, escriturais, sem valor nominal, a serem emitidas na presente Oferta Global.

ANBID Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

BACEN Banco Central do Brasil.

BNDES Banco Nacional do Desenvolvimento Social.

BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo.

Câmara de Arbitragem Câmara de Arbitragem do Mercado, instituída pela BOVESPA.

CDI Certificado de Depósito Interbancário.

Cláusula Compromissória Cláusula de arbitragem mediante a qual a Companhia, seus acionistas, administradores, membros do Conselho Fiscal e a BOVESPA obrigam-se a resolver, por meio de arbitragem, toda e qualquer disputa ou controvérsia que possa surgir entre eles, relacionada ou oriunda, em especial, da aplicação, validade, eficácia, interpretação, violação e seus efeitos, das disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações, no Estatuto Social da Companhia, nas normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários, bem como nas demais normas aplicáveis ao funcionamento do mercado de capitais em geral, além daquelas constantes do regulamento do Novo Mercado, do Regulamento de Arbitragem e do Contrato de Participação no Novo Mercado.

CMN Conselho Monetário Nacional.

Conselheiro Independente Conforme o regulamento do Novo Mercado, caracterizam-se por: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital; (ii) não ser acionista controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao acionista controlador; (iii) não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do acionista controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador de serviços e/ou produtos da Companhia em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii) não receber outra remuneração da Companhia além da de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação de capital estão excluídos desta restrição). Quando, em resultado do cálculo do número de Conselheiros Independentes, obter-se um número fracionário, proceder-se-á ao arredondamento para o número inteiro: (i) imediatamente superior, quando a fração for igual ou superior a 0,5; ou (ii) imediatamente inferior, quando a fração for inferior a 0,5. Serão ainda considerados "Conselheiros Independentes" aqueles eleitos mediante as faculdades previstas no artigo 141 §§ 4º e 5º ou no artigo 239 da Lei das Sociedades por Ações, os quais contemplam quoruns e formas para eleição de membros do conselho pelos acionistas minoritários.

Constituição Federal Constituição da República Federativa do Brasil.

Contrato de Adesão do Novo Mercado Contrato celebrado com a BOVESPA, contendo obrigações relativas à listagem da Companhia no Novo Mercado.

CVM Comissão de Valores Mobiliários.

EBITDA O EBITDA é uma medição não contábil elaborada por nossa Companhia, calculada observando as disposições do Ofício Circular CVM nº 01/2006, consistindo no lucro líquido antes das participações de minoritários, imposto de renda e contribuição social, resultado financeiro líquido (receitas, despesas financeiras e reversão de juros sobre o capital próprio), depreciação, amortização e resultado não-operacional. O EBITDA não é uma medida reconhecida pelas Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, não possui um significado padrão e pode não ser comparável a medidas com títulos semelhantes fornecidas por outras companhias. Nossa Companhia divulga o EBITDA porque ela o utiliza para medir o seu desempenho. O EBITDA não deve ser considerado isoladamente ou como um substituto do lucro (prejuízo) líquido ou do lucro operacional, como um indicador de desempenho operacional ou fluxo de caixa ou para medir a liquidez ou a capacidade de pagamento da dívida.

Exercício do Poder de Controle de Forma Difusa Significa o poder de controle exercido por: (i) acionista detentor de menos de 50% (cinqüenta por cento) do capital social da Companhia; (ii) acionistas que em conjunto sejam detentores de percentual superior a 50% do capital social, desde que estes acionistas não sejam signatários de acordo de votos, não estejam sob controle comum e
nem atuem representando um interesse comum; e (iii) acionistas signatários de acordo de acionistas que em conjunto sejam detentores de menos de 50% do capital social.

IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IGP-M Índice Geral de Preços ao Mercado, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

INSS Instituto Nacional da Seguridade Social.

Instituições Participantes da Oferta Brasileira Coordenadores, Coordenadores Contratados e Corretoras Consorciadas, quando referidos em conjunto.

IPCA Índice de Preços ao Consumidor Ampliado apurado pelo IBGE.

Lei das Sociedades por Ações Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e alterações posteriores.

NYSE Bolsa da Valores de Nova York.

Perdigão Agroindustrial Perdigão Agroindustrial - Em 2009, por meio de sua assembléia geral extraordinária, a BRF S.A. incorporou a Perdigão Agroindustrial S.A.

PIB Produto Interno Bruto.

Princípios Contábeis Brasileiros Princípios contábeis previstos na Lei das Sociedades por Ações e os princípios, procedimentos contábeis prescritos pela CVM e pronunciamentos feitos pelo IBRACON.

Securities Act Securities Act, de 1933, dos Estado Unidos da América.

SKU Stock Keeping Units - Unidades de Manutenção em estoque.

US GAAP Princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos da América

USDA U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Valor Econômico Valor da Companhia e de suas ações que vier a ser determinado por empresa especializada, mediante utilização de metodologia reconhecida ou com base em outro critério que venha a ser definido pela CVM.

Mapa de RI