BRF inaugura centro de pesquisa no interior de São Paulo

Conceitos e práticas sustentáveis orientaram a construção do espaço

Jundiaí, 20 de junho de 2013 - A BRF inaugura nesta quinta-feira, em Jundiaí (SP), o BRF Innovation Center, centro de pesquisas dotado de modernos laboratórios, cozinhas experimentais e minifábricas para produção-piloto. O projeto, que contou com investimento de R$ 58 milhões, faz parte da meta da companhia de duplicar, até 2015, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Equipado com instrumentos de última geração destinados à pesquisa de produtos, embalagens e processos, o BRF Innovation Center ocupa área de 10 mil m² e deve contar, de imediato, com 150 profissionais, entre engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas, químicos e veterinários. Os antigos centros de P&D da Sadia e da Perdigão, localizados em Videira (SC) e São Paulo, passam a operar em Jundiaí com o objetivo de favorecer a sinergia entre pesquisadores e demais áreas da empresa.

O complexo está dividido em quatro áreas: criação e pesquisa, aplicação, cozinha e análise sensorial. Nesta nova estrutura, diferente das anteriores, haverá uma área de aplicação para a realização de testes. Serão minilinhas de produção específicas para as avaliações. “Agora, não precisaremos mais depender das unidades produtivas para realizar esses testes. Poderemos simular produção em larga escala, projetar custos e testar parâmetros de processos e características de qualidade dos novos produtos”, afirma Nilvo Mittanck, vice-presidente de Operações e Tecnologia da BRF. O complexo contará ainda com cinco cozinhas experimentais, para receber diferentes clientes, que permitirá a realização de testes sensoriais, treinamentos, ações de divulgação e, principalmente, o desenvolvimento em conjunto de produtos entre a BRF e seus principais clientes.

Com o novo centro, a BRF se torna referência em desenvolvimento tecnológico no setor de alimentos e reforça sua posição como uma das empresas mais inovadoras do mundo. A companhia tem atualmente 3.300 produtos em seu portfólio, dos quais 450 foram lançados em 2012. Alguns se destacam pela exclusividade e inovação, como o Chester® Assa Fácil; o Hot Pocket, linha de pizzas e lanches prontos; o Meu Menu, pratos congelados e individuais; as lasanhas de massa integral e a maionese preparada com óleo de girassol, únicas no mercado; além do iogurte Batavo Pedaços, com até 10 vezes mais frutas. E os diferenciais não são apenas os lançamentos de novos produtos, mas também inovações em pesquisas para redução de sódio, gordura e açúcar, por exemplo, e na área de embalagens.

Segundo Mittanck os investimentos no espaço de Jundiaí são compatíveis com a estratégia da BRF, de ser cada vez mais protagonista nos segmentos em que atua e reconhecida como empresa com vocação para a inovação. A escolha da cidade para a instalação do complexo baseou-se em uma série de fatores favoráveis, tais como: proximidade com São Paulo - maior mercado consumidor -, importantes rodovias e aeroportos, aos principais pólos tecnológicos, universidades, e aos grandes centros urbanos.

“Será uma referência dentro e fora da companhia, tanto na criação de novos negócios quanto na solução de problemas”, afirma Mittanck. “O objetivo é ganhar tempo nos projetos e no atendimento aos clientes”, complementa.

Construção sustentável
As inovações no projeto do Innovation Center também são percebidas nos conceitos sustentáveis adotados na construção do complexo. Foram projetados sistemas de reutilização de água das chuvas, aproveitamento de energia solar, cobertura com jardins naturais para manter o ambiente mais fresco, o que reduz o consumo de energia e favorece a climatização interna.

O projeto é considerado modelo para futuras instalações da BRF, e é candidato à certificação internacional Leed, selo dedicado a construções sustentáveis e considerado o principal para edificações no país.

Sobre a BRF
A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e uma das principais captadoras de leite e processadora de lácteos do Brasil. A empresa possui cerca de 115 mil funcionários, conta com 50 unidades industriais no Brasil e onze no exterior (9 Argentina, 1 Inglaterra e 1 Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 120 países e detém um portfólio superior a 3.000 itens, entre os segmentos de carnes, lácteos, margarinas, massas, pratos congelados e vegetais congelados. Em 2012, a companhia registrou faturamento de R$ 28,5 bilhões.

Mapa de RI