BRF integra novo índice do Pacto Global ONU

GC 100 engloba empresas comprometidas com a sustentabilidade com melhor desempenho no mercado de capitais

São Paulo, 26 de setembro de 2013 - A BRF está na lista das 100 empresas do Global Compact 100 (GC100), índice que reúne as empresas inscritas nos dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas com melhor desempenho no mercado de ações.

“O índice mostra que é possível reunir dois grandes objetivos de empresas e acionistas -ter um negócio sustentável e que traga valor. É um grande reconhecimento para a BRF, que considera a sustentabilidade um pilar estratégico” , ressalta Luciana Ueda, Gerente de Sustentabilidade da BRF.

Desenvolvido e lançado pelo Pacto Global das Nações Unidas em parceria com a empresa de pesquisas Sustainalytcs, o GC100 selecionou empresas com base em sua adesão aos dez princípios do Pacto Global e em seu comprometimento com a rentabilidade.

O histórico de valorização desta nova carteira supera o desempenho da principal referência de mercado, o FTSE® All World:

- No último ano, o GC 100 valorizou 26.4%; enquanto o FTSE® All World valorizou 22.1%

- Nos últimos dois anos, o GC 100 valorizou 19.0%; enquanto o FTSE® All World valorizou 17.7%

- Nos últimos três anos, o GC 100 valorizou 12.0%; enquanto o FTSE® All World valorizou 12.0%

“Embora o GC100 não deva ser interpretado estritamente como uma evidência da relação entre o compromisso com a sustentabilidade e desempenho das ações, ele mostra uma incrível correlação entre ambas”, afirma Georg Kell, Diretor Executivo do Pacto Global das Nações Unidas. “Os resultados sugerem que empresas com práticas sustentáveis têm gerado interesse crescente de investidores”.

O CG 100 relaciona o desempenho ambiental e social das empresas com a exigência básica da rentabilidade. “O desempenho de sustentabilidade não deve ser considerado isoladamente, por isso avaliamos a premissa básica da boa saúde financeira. Ambos fatores são frequentemente considerados como padrão para a qualidade da gestão, portanto determinantes no retorno esperado dos investimentos”.

Para mais informações sobre o GC100, incluindo a lista completa de empresas, acesse http://unglobalcompact.org/news/421-09-18-2013.

Sobre a BRF
A BRF, criada em 2009 a partir da associação entre Perdigão e Sadia, atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas como Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. É uma das maiores companhias de alimentos do mundo e responsável por 20% do comércio mundial de aves. Conta com 114 mil funcionários e no fechamento segundo trimestre de 2013 o seu valor de mercado foi de R$ 42,3 bilhões. Em 2012, registrou faturamento de R$ 28,5 bilhões.

Mapa de RI