Diretoria, Conselho e Comitês

Conselho de Administração

Definidas no Estatuto Social, as qualificações para integrar o Conselho de Administração incluem aspectos como: ter reputação ilibada, não ocupar cargos em concorrentes ou representar interesses conflitantes. Tanto os membros do Conselho como dos Comitês e da Diretoria-Executiva possuem uma ferramenta de avaliação formal do desempenho individual, incluindo avaliação 360º e abordagem de questões ligadas à sustentabilidade.

MARCOS ANTONIO MOLINA DOS SANTOS (PRESIDENTE DO CONSELHO – MEMBRO)

O Sr. Marcos Antonio Molina dos Santos é presidente do Conselho de Administração da Marfrig Global Foods S.A. (“Marfrig”). O executivo acumula experiência de mais de 30 anos no setor de alimentos, tendo iniciado sua atividade profissional aos 16 anos de idade, quando abriu seu primeiro negócio: uma empresa distribuidora de alimentos. Desde a constituição da Marfrig, Marcos Molina atua de maneira ativa com clientes chave da Marfrig, estreitando relacionamentos comerciais de escopos nacional e internacional, os quais possibilitam o desenvolvimento e a evolução de processos industriais e de qualidade, visando a superar as expectativas frente ao cenário global. O Sr. Molina é, ainda, sócio e diretor presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia. O Sr. Molina não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Molina declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

SERGIO AGAPITO RIAL (VICE PRESIDENTE – MEMBRO)

A carreira profissional do Sr. Rial inclui os cargos diretor presidente da Marfrig, vice-presidente executivo e de diretor financeiro mundial da Cargill e presidente do Banco Santander Brasil. Também foi membro do conselho de administração da Cargill por nove anos. Foi presidente da Seara Alimentos S.A., diretor-gerente no Bear Stearns & Co. em Nova York, diretor do ABN AMRO Bank e membro do conselho de administração do ABN AMRO Bank na Holanda, bem como membro do conselho de administração da Mosaic Fertilizers. É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Economia pela Universidade Gama Filho, além de possuir um MBA pelo IBMEC, em São Paulo, bem como especializações pela Harvard Business School, Wharton School of Business, na Universidade da Pensilvânia e INSEAD, na França. Atualmente é Presidente do conselho de administração do Santander Brasil, presidente do conselho de administração da Getnet e da Universia Brasil, S.A. O Sr. Rial declara que não sofreu: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas; (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Sérgio declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

MARCIA APARECIDA PASCOAL MARÇAL DOS SANTOS (MEMBRO)

A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Marfrig desde março de 2007. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006. Além disto, a Sra. Marçal dos Santos participa ativamente do Instituto Marfrig Fazer e Ser Feliz de Responsabilidade Social, como Diretora Presidente. A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é, ainda, sócia e diretora vice-presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Marfrig. A Sra. Marçal dos Santos não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. A Sra. Marçal dos Santos declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

AUGUSTO MARQUES DA CRUZ FILHO (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Augusto Marques completou os créditos no curso de doutorado e pós-graduação em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) da Universidade de São Paulo, graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo cursado o Programa Executivo Insead no Institut Européen d’Aministration des Affaires. Atuou no Grupo Pão de Açúcar durante 11 anos, passando pelas funções de diretor executivo da companhia, diretor administrativo financeiro e, por dois anos e meio, como diretor presidente, até deixar o cargo em 2005. Entre 2005 e 2010, foi membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da B2W. De abril de 2016 até agosto de 2019, exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da BR Distribuidora. Atualmente, é membro do Conselho de Administração das empresas SIMPAR S.A. (antigo Grupo JSL S.A.) e General Shopping, além de atuar como membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria e Integridade da Companhia. O Sr. Augusto Marques é Vice Presidente do Conselho de Administração da BRF S.A. desde abril de 2018 e coordenador de seu Comitê de Auditoria e Integridade desde abril de 2020. O Sr. Augusto Marques da Cruz Filho não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Augusto Marques declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

DEBORAH STERN VIEITAS (MEMBRO INDEPENDENTE)

Carreira desenvolvida e consolidada no mercado financeiro, atuando em instituições internacionais e brasileiras de porte e renome. Experiência na gestão de negócios com responsabilidade por resultados, bem como na implementação de operação a partir de uma licença bancária. Formação acadêmica: Mestrado em Administração Pública pela ENA – École Nationale d’Administration – França; Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo – Economia Internacional; Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo; Graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP – São Paulo; Certificação como Conselheira pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Experiência como membro de Conselho de Administração e Coordenadora de Comitê de Auditoria. Experiência em conselho de administração nas seguintes empresas: Banco Santander S.A. 2017 – até o presente; AXA SEGUROS S.A. 2016-2017; BANCO CAIXA GERAL – BRASIL 2008 – 2014. A Sra. Deborah tem experiência executiva nas seguintes empresas: CEO AMERICAN CHAMBER OF COMMERCE FOR BRAZIL – AMCHAM BRASIL 2015 – presente; Diretora Presidente BANCO CAIXA GERAL 2008 – 2014; Diretora Vice Presidente responsável por Large Corporates, Financial Institutions and Structured Finance no BANCO BNP PARIBAS – BRASIL 2000- 2008; Diretora Vice Presidente responsável por Cambio, Trade Finance, Corporate Loans e Capital Markets no Banco CCF Brasil 1988 – 2000. Outros: 2021 – Membro do Conselho Consultivo do Fundo We Ventures focado em empreendedorismo feminino ; 2021 – Membro do Conselho Consultivo da startup Se Candidate Mulher que atua na empregabilidade para mulheres; 2017 – Mencionada na Lista das Mulheres mais Influentes do Ano pela Revista FORBES; 2014 – Eleita uma das 10 Melhores Executivas do Ano pelo VALOR ECONÔMICO/Egon Zehnder; 2014 – Homenagem como Administradora do Mês pelo CRA – Conselho Regional de Administração de São Paulo. A Sra. Deborah declara que não sofreu: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas; (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Deborah declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

FLAVIA MARIA BITTENCOURT (MEMBRO INDEPENDENTE)

A Sra. Flavia Bittencourt é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, cursou pósgraduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. A Sra. Flávia Bittencourt possui uma longa trajetória na Oi – Telemar, com mais de 10 anos de atuação, em cargos como Gerente de Produtos (2001 – 2003), Gerente Geral de Marketing (2003 – 2005) e também ocupou a posição de Diretora Executiva de Marketing (2005 – 2011). Além disso, foi Diretoria de Marketing da Lácteos Brasil, cofundadora da STORIES4FUN e Vice Presidente Sênior da América Latina da Sephora Brasil. A Sra Flavia atuou como membro do Conselho de Administração das Lojas Marisa, entre 2018 e 2019. Atualmente, é CEO da Adidas e membro do Conselho de Administração da Tim Brasil e da Oncoclinicas. Além de ser membro do Conselho de Administração da Companhia, a Sra. Flavia Bittencourt também ocupa o cargo de membro do Comitê de Pessoas, Governança, Organização e Cultura e do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade e coordena o Comitê de Inteligência sobre o Consumidor. A Sra. Flavia Bittencourt não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Flavia Bittencourt declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

ALDO LUIZ MENDES (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Aldo Luiz Mendes é Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade de Brasília e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Atuou no Banco do Brasil por 29 anos, passando pelas funções de gerente de finanças internacionais, superintendente de gestão de riscos de marcado, diretor de finanças, diretor de mercado de capitais e vice-presidente de finanças, mercado de capitais e relações com investidores, cargo que ocupou de 2005 a 2009.  Entre 2009 e 2016, foi diretor de política monetária do Banco Central do Brasil e membro do Comitê de Política Monetária. Em 2017, exerceu o cargo de diretor executivo do Banco Original S.A. Entre 2018 e 2019, fez parte do comitê de auditoria da AMBEV. O executivo acumula passagens por diversos conselhos de administração, dentre os quais CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, RGE – Rio Grande Energia, TNL – Telemar Norte Leste (atual Oi), Neoenergia, Visanet (atual Cielo), CIP – Central Interbancária de Pagamentos, BB Tecnologia e Serviços. O Sr. Mendes também é conselheiro de administração da GRUPAR, que é concessionária do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. O Sr. Mendes não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Mendes declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

PEDRO DE CAMARGO NETO (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Pedro é engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – 1972; Master of Science pelo Massachusetts Institute of Technology – 1974; Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – 1984; Agricultor e pecuarista nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí nos últimos 40 anos. É consultor empresarial, secretário de Produção e Comercialização do MAPA, 2001 a 2002 e Presidente da Sociedade Rural Brasileira de 1990 a 1993 e Vice-Presidente de 2017 a 2019. O Sr. Pedro declara que não sofreu: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas; (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Pedro declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

ALTAMIR BATISTA MATEUS DA SILVA (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Altamir é graduado em administração na EAESP/FGV-SP. Foi diretor estatutário do Banco Safra entre 2011 e 2020. 2 anos em family office e 7 anos como chefe de investimento (debt and equity capital markets, M&A, derivative sales, fixed income book, brokerage). Foi diretor executivo do JPMorgan Brazil e em Nova Iorque nas áreas de Credit; Debt capital markets; Equity capital markets; M&A; e IB Coverage. O Sr. Altamir declara que não sofreu: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas; (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Altamir declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

EDUARDO AUGUSTO ROCHA POCETTI (MEMBRO)

O Sr. Eduardo Pocetti é membro titular do Conselho Fiscal da Marfrig desde abril de 2014. Contador, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV e atualmente é Presidente do Conselho de Administração do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Foi sócio da KPMG Auditores Independentes e contempla 30 anos de experiência em empresas de auditoria. De 2004 a 2011, foi Presidente da BDO RCS Auditores Independentes S/A, onde representava o nome da BDO Brasil para todas as firmas-membros da rede internacional BDO. Possui vasta experiência em finanças, contabilidade, auditoria independente, planejamento econômico-financeiro e coordenação do nível de gerência e diretoria em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais do setor industrial e financeiro. Sócio- lider de várias transações de IPOs e projetos especiais de corporate finance para compra e venda de empresas. O Sr. Pocetti também é membro do Conselho de Administração da companhia aberta Mahle Metal Leve S.A e membro do Conselho Fiscal do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. O Sr. Pocetti não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Eduardo declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

 

Definição do Novo Mercado de “Conselheiro Independente”: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital;(ii) não ser Acionista Controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador (pessoas vinculadas a instituições públicas de ensino e/ou pesquisa estão excluídas desta restrição); (iii) não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; (vii) não receber outra remuneração da Companhia além da de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

Comitês

Além do Comitê de Auditoria, estabelecido estatutariamente, o Conselho de Administração aprovou a constituição de comitês de assessoramento, compostos tanto por membros do Conselho de Administração como membros externos, para tratar dos temas relacionados a: Finanças e Gestão de Riscos; Pessoas, Governança, Organização e Cultura; Qualidade e Sustentabilidade.

Comitê de Pessoas, Governança, Organização e Cultura

Membros: Sergio Agapito Rial (coordenador), Flávia Maria Bittencourt, Deborah Stern Vieitas.

Comitê de Finanças e Gestão de Riscos

Membros: Sergio Agapito Rial (coordenador), Altamir Batista Mateus da Silva, Augusto Marques da Cruz Filho

Comitê de Auditoria e Integridade

Membros: Augusto Marques da Cruz Filho (coordenador), Deborah Stern Vieitas, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Manoel Cordeiro Silva Filho (membro externo)

Comitê de Qualidade e Sustentabilidade

Membros: Pedro de Camargo Neto (coordenador), Aldo Luiz Mendes, Flávia Maria Bittencourt

Conselho Fiscal

Eleito em Assembleia, o Conselho Fiscal é um órgão fiscalizador que atua de forma independente com relação ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva. Regido pela legislação aplicável, pelo disposto no Estatuto Social da Companhia e pelo seu Regimento Interno, é constituído por três membros:

Marco Antonio Peixoto Simões Velozo (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Marco Antônio Peixoto Simões Velozo é formado em ciências econômicas e ciências contábeis pelas Faculdades Integradas Cândido Mendes, e conta com um MBA em finanças corporativas pelo IBMEC. Possui extensa experiência como assistente técnico de disputas judiciais e em arbitragens (como assistente técnico ou como perito do Tribunal Arbitral, no CBMA e na Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem) e exerce a função de auditor independente de empresas desde 1989. O Sr. Marco Antônio é sócio fundador da Vértice Auditoria, onde é responsável pela área técnica e metodologia de auditoria.

Attilio Guaspari (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Atilio Guaspari é engenheiro e mestre em Ciências da Administração, foi Chefe da Área Financeira e Superintendente de Auditoria do BNDES e Diretor Financeiro-Administrativo da Embrafilme. Participou de diversos Conselhos de Administração, desde 1986, como os da Brasil Ferrovias S.A., FAPES, Indústrias Verolme-Ishibrás e Projeto Jarí. Atualmente é membro Comitê de Auditoria do BNDES.

Bernardo Szpigel (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Bernardo é Engenheiro mecânico formado pelo ITA; Mestre em engenharia pela PUC-RJ. PHD em administração de empresas pela universidade da Califórnia. Foi CFO da Bahia Sul e Suzano Papel e Celulose. O Sr. Bernardo não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Bernardo declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Resolução CVM 50/21, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

Diretoria Executiva

Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de administração.

LORIVAL LUZ (DIRETOR PRESIDENTE GLOBAL)

O Sr. Lorival Luz é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Com 27 anos de experiência, iniciou sua carreira no Citibank ocupando diferentes posições no Corporate/Investment Banking e Credicard. De 2008 a 2009, foi CFO da Estácio Participações. Entre 2010 e 2011, foi Tesoureiro Corporativo Global da Votorantim Industrial. Em 2011, assumiu a posição de CFO da CPFL Energia, onde permaneceu até 2013, quando regressou ao Grupo Votorantim como CFO da Votorantim Cimentos. Em 2017, foi eleito CFO da BRF e, em 2018, assumiu a posição de Diretor Vice-Presidente Executivo Global (COO).

FABIO LUIS MENDES MARIANO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES)

O Sr. Fabio Luis Mendes Mariano é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Banking pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursou MBA na University of Pittsburgh Katz Graduate School of Business e fez uma especialização em mercado financeiro pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. O Sr. Fabio Luis Mendes Mariano possui 22 anos de experiência em empresas como Bank Boston, Dupont do Brasil, além da BRF, onde acumula 14 anos e já ocupou a posição de CFO LATAM e Gerente Geral da BRF Alimentos Calchaquí, na Argentina. Em 2017, retornou ao Brasil como Diretor Executivo Financeiro e desde 2019 atua como Vice-Presidente do Conselho da BRF Previdência.

FABIO DUARTE STUMPF (VICE-PRESIDENTE DE AGRO E QUALIDADE)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul, possui 18 anos de experiência no Agronegócio. Iniciou sua carreira na Sadia/BRF, ocupando várias posições dentro da Operação Agropecuária e Industrial da empresa. De 2017 a 2021, atua como Diretor Industrial e Diretor Geral de Agropecuária. Em 2021 assumiu a posição de Diretor Executivo de Agropecuária e Qualidade Global da BRF. Por fim, o Sr. Stumpf passou a ocupar o cargo de Vice-presidente de Agro e Qualidade na BRF S.A.

VINÍCIUS GUIMARÃES BARBOSA (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS)

O Sr. Vinicius Guimarães Barbosa é graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ e possui MBA pelo IBMEC. Iniciou a carreira como trainee na Brahma e atuou nas áreas de suprimentos, industrial e logística. Foi responsável pela integração de vários M&As na área de supply chain. Antes de ingressar na BRF, o executivo ocupava a Vice-Presidência Industrial e Logística na Anheuser-Busch para EUA e Canadá. Assumiu a Vice-Presidência de Operações e Suprimentos da BRF em 2018.

ALESSANDRO ROSA BONORINO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE GENTE, GESTÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL)

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, o Sr. Alessandro Bonorino possui quase 30 anos de experiência, sendo os últimos 19 em posições executivas, iniciou sua carreira como auditor na KPMG. Em 1992, ingressou na área de Recursos Humanos da IBM, onde conduziu projetos de transformação em diversas disciplinas de gestão de pessoas com escala nacional, regional e global.  Sua experiência corporativa abrange vivência em culturas diversas, tendo residido em diferentes países onde ocupou relevantes posições na área de RH.  Algumas de suas funções na IBM foram Diretor de RH da América do Sul Espanhola, a partir da Argentina; Diretor de RH do Brasil e posteriormente para toda a América Latina.  Também ocupou funções mundiais na empresa com destaque para a Vice-Presidência Mundial de Recrutamento, baseada na China.  Antes de juntar-se à BRF atuava como Vice-Presidente Mundial de RH na unidade “Services Delivery and Transformation”.  Em 2017, ingressou na BRF como Vice-Presidente Global de Recursos Humanos e, no ano de 2018, assumiu também as áreas de Serviços Compartilhados e Tecnologia.

LEONARDO CAMPO DALLORTO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE PLANEJAMENTO INTEGRADO E LOGÍSTICA)

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Engenharia Industrial pela PUC-RJ e MBA pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Leonardo Dallorto possui mais de 18 anos de experiência, sendo os últimos 10 em posições executivas, iniciou sua carreira na Vale em 2002 onde atuou na área de Logística Ferroviária e Portuária e participou da expansão internacional da empresa atuando em projetos no Canadá, Índia e África. Entre 2007 e 2011, atuou na consultoria McKinsey&Co com foco em projetos de Supply Chain, Procurement, Estratégia e M&A em empresas de diversos setores na América Latina. Ingressou na BRF em 2011 e desde 2012 atua como Diretor, onde liderou a área de Suprimentos, Planejamento Integrado. Como Diretor na Vice-Presidência Comercial Brasil liderou as áreas de Logística e Regional Sul, desenvolvendo programas de relacionamento com os clientes, GTM e revisão do papel de Distribuidores na região. Como Diretor de Operações Industriais, participou das definições do footprint fabril e liderou o projeto de produtividade (Guide). Desde 2018, o Sr. Leonardo atua como Vice-Presidente de Planejamento Integrado e Supply Chain.

MANOEL REINALDO MANZANO MARTINS JUNIOR (VICE-PRESIDENTE COMERCIAL BRASIL)

Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, com especialização em Marketing e Varejo pela FIA/USP e ESPM, respectivamente. Possui 23 anos de experiência profissional na indústria de bens de consumo, no mercado doméstico e internacional (Oriente Médio e América Latina). O Sr. Manoel Martins já atuou em empresas como Perdigão, Sadia, Arcor, Associated Bristish Food, JBS e BRF. Por fim, o Sr. Manoel Martins passou a ocupar o cargo de Vice-presidente Comercial Brasil na BRF S.A.

MARCEL SACCO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE NOVOS NEGÓCIOS)

O Sr. Marcel Sacco é formado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (“ESPM”) e possui mestrado em Administração de Negócios com ênfase em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”). Também completou as especializações em Gestão Avançada de Marketing pelo IMD na Suíça; em Gestão Geral Avançada pelo INSEAD, localizado na França; além do Programa de Liderança pelo Instituto para Liderança Criativa em São Diego, Califórnia. Além disso, o Sr. Marcel Sacco concluiu o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. No ano de 2008 foi indicado como um dos três melhores profissionais de marketing no Brasil pelo Prêmio Caboré. O Sr. Marcel Sacco já atuou em empresas como a Parmalat Brasil, Telefônica, Schincariol e Bauducco. Nos últimos cinco anos, ocupou o cargo de Gerente Geral Brazil & LatAm na The Hersey Company de 2019 até 2021, onde anteriormente atuou como Gerente Geral Brasil & América do Sul de 2013 até 2019. Atualmente, o Sr. Marcelo Sacco atua como membro do Conselho de Administração da Farmax – Indústria de Cosméticos e Farmacêuticos e da NGO Gerando Falcões. Por fim, em maio de 2021 passou a ocupar o cargo de Diretor Vice-Presidente de Novos Negócios na BRF S.A..

REMUNERAÇÃO

Em 2021, a remuneração total agregada paga aos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria (inclusive salários, benefícios e remuneração variável) foi de R$ 72,9 milhões.
Para a determinação dos valores da remuneração variável, é considerado o desempenho dos executivos mediante estabelecimento prévio de metas globais e de áreas, como, por exemplo, EBIT, ROIC, TSR, fluxo de caixa, resultado líquido, aderência aos padrões de qualidade, índice de segurança do trabalho e indicadores ESG, como rastreabilidade de grãos, redução de consumo de água, mulheres na alta liderança, utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis e promoção de educação para redução do desperdício de alimentos e indicadores de gestão de pessoas. Essa metodologia segue as melhores práticas do mercado e fornece valores máximos razoáveis, garantindo nossa competitividade no mercado em termos de remuneração e retenção.