Diretoria, Conselho e Comitês

Conselho de Administração

Definidas no Estatuto Social, as qualificações para integrar o Conselho de Administração incluem aspectos como: ter reputação ilibada, não ocupar cargos em concorrentes ou representar interesses conflitantes. Tanto os membros do Conselho como dos Comitês e da Diretoria-Executiva possuem uma ferramenta de avaliação formal do desempenho individual, incluindo avaliação 360º e abordagem de questões ligadas à sustentabilidade.

PEDRO PARENTE (PRESIDENTE DO CONSELHO – MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Pedro Parente é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil e no Banco Central e, entre 1999 e 2002, foi Ministro de Estado do Planejamento e da Casa Civil. No setor privado, atuou como COO do Grupo RBS de 2003 a 2009 e CEO da Bunge Brasil de 2010 a 2014. Foi membro do conselho de administração da Petrobrás entre 1999 e 2002 e CEO entre 2016 e 2018. O executivo acumula passagens por diversos conselhos de administração de empresas privadas e estatais, dentre as quais CPFL Energia S.A. e B3 S.A. Foi eleito Diretor-Presidente Global da BRF em 2018 por um ano e é também o presidente do seu Conselho de Administração.

Augusto Marques da Cruz Filho (VICE PRESIDENTE – MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Augusto Marques da Cruz Filho é Doutor e Pós-graduado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) da Universidade de São Paulo, graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo cursado Desenvolvimento no Exterior – Insead – Institut Européen d’Aministration des Affaires. Atuou no Grupo Pão de Açúcar durante 11 anos passando pelas funções de diretor executivo da companhia, diretor administrativo financeiro e, por dois anos e meio, diretor presidente, até deixar o cargo em 2005. Entre 2005 e 2010 foi membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da B2W. Desde abril de 2016 é Presidente do Conselho de Administração da BR Distribuidora. O Sr. Augusto Marques da Cruz Filho também é conselheiro de Administração das empresas JSL S.A. e General Shopping.

Dan Ioschpe (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Dan Ioschpe é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Pós-Graduação pela ESPM – SP e MBA pela Tuck School do Dartmouth College. Ingressou na Ioche-Maxion em 1986, onde exerceu vários cargos até junho de 1996, quando saiu para assumir a Presidência da AGCO no Brasil. Retornou à companhia em janeiro de 1998, assumindo no mesmo ano a Presidência. Em abril de 2014, deixou a Presidência da Ioche-Maxion, assumindo a Presidência de seu Conselho de Administração. O Sr. Dan Ioschpe também atuou como Presidente do Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras (FET). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da WEG, Profarma, Cosan e Marcopolo, bem como Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e Presidente do Conselho de Administração do Sindipeças. Além de membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Dan Ioschpe também é coordenador do Comitê de Pessoas, Governança, Organização e Cultura e membro do Comitê de Finanças e Gestão de Riscos da BRF.

Flavia Buarque de Almeida (MEMBRO INDEPENDENTE)

A  Sra. Flavia Buarque de Almeida é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA pela Harvard Business School. É Sócia da Península Capital Participações S.A. desde 2013, Conselheira do Carrefour S.A. (França), da BRF S.A., e da W2W E-Commerce de Vinhos S.A. Foi Conselheira da Universidade de Harvard (Board of Overseers), de 2011 a 2017, Conselheira da GAEC S.A. – Anima Educação de 2014 a 2017, e Conselheira independente das Lojas Renner S.A. de 2011 a 2016. Entre 2009 e 2013, foi Sócia Sênior do Monitor Group (atualmente Monitor Deloitte). Antes disso, entre 2003 e 2009, foi Diretora Geral da Participações Morro Vermelho S.A., holding familiar que controla o Grupo Camargo Corrêa. Durante os anos de 1989 a 2003, trabalhou na McKinsey & Company, onde foi Sócia.

Flavia Maria Bittencourt (MEMBRO INDEPENDENTE)

A Sra. Flavia Bittencourt é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, cursou pós-graduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Atuou como membro do Conselho de Administração das Lojas Marisa, entre 2018 e 2019, e foi Consultora do The Carlyle Group, de 2012 até 2013. A Sra. Flávia Bittencourt possui uma longa trajetória na Oi – Telemar, com mais de 10 anos de atuação, em cargos como Gerente de Mercado de Voz (2001 – 2003), Gerente Geral de Marketing do Oi Móvel e, posteriormente, do Grupo Oi (2003 – 2005) e também ocupou a posição de Diretora Superintendente de Marketing (2005 – 2011). Além disso, foi Diretoria de Marketing da Lácteos Brasil, cofundadora da STORIES4FUN e Vice-Presidente Sênior da América Latina e Presidente Nacional da Sephora Brasil, sob o seu comando a Sephora Brasil apresentou uma das medidas inovadoras ao criar o conceito de quiosque, apresentando as coleções próprias para um público maior, tornando a marca mais acessível.  Atualmente, é CEO da Adidas e membro do Conselho de Administração da Tim Brasil. Além de ser membro do Conselho de Administração, a Sra. Flavia Bittencourt também ocupa o cargo de membro do Comitê de Pessoas, Governança, Organização e Cultura e do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade e coordena o Comitê de Inteligência sobre o Consumidor. A Sra. Flavia Bittencourt não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Flavia Bittencourt declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto no art. 3°-B, da ICVM n.° 301/99, conforme alterada, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

José Luiz Osório de Almeida Filho (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. José Luiz Osório de Almeida Filho é graduado e mestre em Engenharia pela PUC-Rio e Mestre em Engenharia em Stanford University (EUA). É sócio fundador da Jardim Botânico Investimentos desde 2003. Foi Country Manager da lehmar Brothers Brasil (1997-1999), Diretor do BNDES/BNDESPar (1999), Presidente da CVM (2000-2002) e membro do Conselho de Administração das Lojas Renner (2005-2007). Foi Advisory Board do Millstein Center for Corporate Governance na Yale e Columbia University.

Luiz Fernando Furlan (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Luiz Fernando é graduado em Engenharia Química pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e em Administração de Empresas pela Universidade de Santana em São Paulo, com cursos de extensão e especialização, no Brasil, pela Fundação Getúlio Vargas, no ano de 1980 e, no exterior, pela INSEAD AMP, em 1991. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Telefônica Brasil S.A e do Conselho Consultivo do Instituto Ayrton Senna para a educação, desde 2008. Foi presidente do conselho de administração da Sadia S.A. de 1993 a 2002 e de 2008 a 2009, onde também ocupou diversos cargos executivos, no período entre 1976 a 1993. Foi co-presidente do Conselho de Administração da Companhia, de 2009 a 2011, bem como foi membro dos Conselhos de Administração da Telefônica (Espanha), de 2008 a 2019; da Global Board da Panasonic (Japão), de 2008 a 2013; da Walmart Internacional (EUA), de 2011 a 2013; da AMIL Participações S.A., de 2008 a 2013; da AGCO Corporation (EUA), de 2010 a 2017 e membro do Conselho Consultivo da Abertis Infraestructuras SA (Espanha), de 2013 a 2015. Foi Ministro de Estado do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, de 2003 a 2007. Foi, também, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) de 2008 a 2016, organização não governamental com o objetivo de combater o desmatamento e apoiar as comunidades que habitam as unidades de conservação estaduais, buscando o desenvolvimento sustentável da região, onde passou a ser presidente honorário. Atuou como membro da Comissão Global para Conservação dos Oceanos (Global Ocean Commission – EUA), de 2013 a 2015 e foi Presidente do Conselho Deliberativo da SP Negócios (indicado pelo Prefeito da cidade de São Paulo), de 2017 a 2020, além de ser membro do Grupo Wise Brasil-Japão, que busca o fortalecimento da parceria econômica entre os dois países. Ainda, participou em 2007 do seminário  sobre Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Além de membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Luiz Fernando Furlan também faz parte do Comitê de Comitê de Qualidade e Sustentabilidade.

Ivandré Montiel da Silva (MEMBRO)

O Sr. Ivandré Montiel da Silva formou-se em Ciências Econômicas, com pós-graduação em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RGS), Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (UNB), além de ter realizado diversos cursos de capacitação e especialização para Conselheiros de Administração, com foco em governança corporativa, gestão e mercado de capitais pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pela Fundação Dom Cabral. Atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda, de dezembro de 2015 até janeiro de 2019, além de ter atuado como Gerente Executivo da Diretoria de Agronegócios (2012 – 2015) e Vice-Presidente de Agronegócios (2019 – 2020) do Banco do Brasil S.A e CEO da BrasilSeg em 2020. O Sr. Ivandré Montiel Silva também já ocupou a posição de membro do Conselho de Administração da Mapfre BB SH1 Participações (BrasilSeg), de janeiro de 2019 até janeiro de 2020 e do Banco da Amazônia S.A. Além de membro do Conselho de Administração, o Sr. Ivandré Montiel da Silva é membro do Comitê de Auditoria e Integridade, do Comitê de Finanças e Gestão de Riscos e do Comitê de Inteligência sobre o Consumidor. O Sr. Ivandré Montiel da Silva não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Ivandré Montiel declarou ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto no art. 3°-B, da ICVM n.° 301/99, conforme alterada, por ter exercido o cargo de Vice-Presidente de Agronegócios do Banco do Brasil.

Roberto Rodrigues (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Roberto Rodrigues é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP em 1965. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, obtendo tal título em 1998, onde atuou  como professor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP – Campus Jaboticabal nos períodos compreendidos entre 1967 até 1987 e 1995 até 2021. Além de ter atuado como membro do Conselho de Administração da Minerva S.A. Foi, também, Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, entre 1985 e 1991; da Sociedade Rural Brasileira, entre 1994 e 1996; da Associação Brasileira do Agronegócio, entre 1999 e 2002; da Aliança Cooperativa Internacional, entre 1997 e 2001; da Academia Nacional da Agricultura (ligada à SNA), e Vice-Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, foi Ministro da Agricultura do Brasil, entre 2003 a 2006 e Presidente do Conselho de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – COSAG FIESP, cargo que exerceu entre 2006 e 2012. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo – OCESP desde 1990 (associação sem fins lucrativos que é o órgão institucional do sistema cooperativista de São Paulo), CerradinhoBIO e da Heringer. Além disso, é conselheiro do COSAG FIESP, ocupando, também, a função de Embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (“FAO”) para o Cooperativismo. Por fim, atua, desde 2006, como Coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Além de ser conselheiro da Companhia, o Sr. Roberto Rodrigues também ocupa o cargo de Coordenador do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade da Companhia.

Marcelo Feriozzi Bacci (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Marcelo F. Bacci é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, além de possuir MBA em Finanças e Mercado de Capitais pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e o título de “Master” em Business Administration pela Stanford Graduate School of Business, detendo, ainda, certificados com foco em efetividade dos Conselhos de Administração e Gestão Pública e Global por instituições como a Harvard Business of School e Stanford GSB. O Sr. Marcelo F. Bacci foi eleito um dos CFOs mais admirados do Brasil pela Revista Análise Editorial nos anos de 2017, 2018 e 2019 e foi o vencedor do Prêmio Equilibrista do IBEF 2018 (CFO do ano). Ocupou diversos cargos no UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros, iniciando a sua carreira como Trainee em 1991, posteriormente, ocupou os cargos de Associate – Corporate Finance (1991–1993), Gerente de Mercado de Capitais Internacional (1994-1997) e Gerente de Tesouraria Internacional (1998). Na sequência, teve passagens por diversas empresas, atuando como Summer Associate – Financial Institutions Group no Lehman Brothers, INC.; Gerente Financeiro (2000-2001), Diretor de Finanças e Administração (2001-2004) e Diretor Executivo – CFO (2004-2005) da PROMON S/A; ocupou, também, as posições de CFO – Northern Latin America (2005-2009) e CFO – Bioserv (2009-2011) da Louis Dreyfus Company. Atualmente, é o CFO da Suzano Group, empresa em que atua por mais de 09 anos, e ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Vracel Celulose S.A. Já atuou nos Conselhos de Administração de companhias como a Biosev, Terminal de Exportação de Açúcar Guarujá (TEAG), Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA) e Trópico Sistemas.

 

Definição do Novo Mercado de “Conselheiro Independente”: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital;(ii) não ser Acionista Controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador (pessoas vinculadas a instituições públicas de ensino e/ou pesquisa estão excluídas desta restrição); (iii) não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; (vii) não receber outra remuneração da Companhia além da de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

Comitês

Além do Comitê de Auditoria, estabelecido estatutariamente, o Conselho de Administração aprovou a constituição de comitês de assessoramento, compostos tanto por membros do Conselho de Administração como membros externos, para tratar dos temas relacionados a: Finanças e Gestão de Riscos; Pessoas, Governança, Organização e Cultura; Qualidade e Sustentabilidade.

Comitê de Pessoas, Governança, Organização e Cultura

Membros: Flavia Buarque de Almeida (coordenadora), Dan Ioschpe, Flavia Maria Bittencourt.

Comitê de Finanças e Gestão de Riscos

Membros: Dan Ioschpe (coordenador), Ivandré Montiel da Silva, Marcelo Feriozzi Bacci, Manoel Cordeiro Silva Filho (membro externo).

Comitê de Auditoria e Integridade

Membros: Augusto Marques da Cruz Filho (coordenador), Ivandré Montiel da Silva, Marcelo Feriozzi Bacci, Valmir Pedro Rossi (membro externo), Jerônimo Antunes (membro externo).

Comitê de Qualidade e Sustentabilidade

Membros: Roberto Rodrigues (coordenador), Luiz Furlan, José Luiz Osório, Flavia Maria Bittencourt.

Comitê de Inteligência sobre o Consumidor

Membros: Flavia Maria Bittencourt (coordenadora), Flavia Buarque de Almeida, Ivandré Montiel da Silva.

Conselho Fiscal

Eleito em Assembleia, o Conselho Fiscal é um órgão fiscalizador que atua de forma independente com relação ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva. Regido pela legislação aplicável, pelo disposto no Estatuto Social da Companhia e pelo seu Regimento Interno, é constituído por três membros:

André Vicentini (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. André Vicentini é graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP com especializações em ALM (Asset Liability Management) e Gestão de Riscos. Atuando como Tesoureiro e Diretor de Investimentos possui experiência de mais de 20 anos na gestão financeira de grandes corporações tais como BM&FBOVESPA S.A., Telefonica SA, Perdigão SA e Banco Votorantim.

Attilio Guaspari (MEMBRO INDEPENDENTE)

O Sr. Atilio Guaspari é engenheiro e mestre em Ciências da Administração, foi Chefe da Área Financeira e Superintendente de Auditoria do BNDES e Diretor Financeiro-Administrativo da Embrafilme. Participou de diversos Conselhos de Administração, desde 1986, como os da Brasil Ferrovias S.A., FAPES, Indústrias Verolme-Ishibrás e Projeto Jarí. Atualmente é membro Comitê de Auditoria do BNDES.

Maria Paula Soares Aranha (MEMBRO INDEPENDENTE)

A Sra. Maria Paula é Bacharel em Administração pela FGV-EAESP, Pós-graduada em Administração com especialização em Finanças pela FGV-EAESP, Pós-graduada em Ciências Contábeis pela FGV-RJ, MBA Controller pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Foi (i) Conselheira de Administração por 5 anos na Fibria Celulose S.A. (2013-2018), atuando como coordenadora do CAE–Comitê da Auditoria Estatutário, desde sua implementação, (ii) Conselheira de Administração da Paranapanema S.A. (2014-2016), também como coordenadora do Comitê de Auditoria, neste caso não estatutário, (iii) Conselheira Fiscal por 2 anos na Fibria Celulose S.A. (2011-2013) e mais 2 anos na Invepar S.A. (2016-2018) Atualmente atua no Comitê de Auditoria e Riscos do Grupo Hapvida como especialista em gestão de riscos e estudos das demonstrações financeiras. É Conselheira certificada pelo ICSS-A, com participação na comissão de Gestão de Riscos e Controles do IBGC e participação no Board Members da EY. É consultora especialista em controladoria, controles internos e sistemas de gestão empresarial. Funcionária do Banco do Brasil entre 1981 e 2007, tendo exercido a função de Gerente Executiva da Diretoria de Controladoria e da Diretoria de Distribuição. Tem experiência de 28 em instituições financeiras, tanto na concepção de modelos, quanto na implantação e desenvolvimento de ferramentas e sistemas de gestão. Atuação em planejamento e orçamento, custos, contabilidade gerencial, gestão de riscos, gestão da área de distribuição de serviços bancários, gestão de rede de agências, de terminais de atendimento, do processo de atendimento a clientes.

Diretoria Executiva

Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de administração.

LORIVAL LUZ (DIRETOR PRESIDENTE GLOBAL)

O Sr. Lorival Luz é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Com 27 anos de experiência, iniciou sua carreira no Citibank ocupando diferentes posições no Corporate/Investment Banking e Credicard. De 2008 a 2009, foi CFO da Estácio Participações. Entre 2010 e 2011, foi Tesoureiro Corporativo Global da Votorantim Industrial. Em 2011, assumiu a posição de CFO da CPFL Energia, onde permaneceu até 2013, quando regressou ao Grupo Votorantim como CFO da Votorantim Cimentos. Em 2017, foi eleito CFO da BRF e, em 2018, assumiu a posição de Diretor Vice-Presidente Executivo Global (COO).

CARLOS ALBERTO BEZERRA DE MOURA (DIRETOR VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES)

O Sr. Carlos Alberto Bezerra de Moura é Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, cursou ainda pós-graduação em Administração Financeira na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) e MBA em Administração Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com extensão pela Kellogg School of Management. Atuou como Diretor Executivo e CFO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Anteriormente, ocupou o cargo de Vice-Presidente Corporativo e Diretor Financeiro da Diagnósticos da América S.A. (DASA) de novembro de 2009 a maio de 2011. Foi Diretor e Sócio do Itaú Unibanco Holding Financeira na área de varejo entre dezembro de 2001 e novembro de 2009 e teve passagens anteriores pelo Banco Bozano, Simonsen e Deloitte Touche Tohmatsu.

VINÍCIUS GUIMARÃES BARBOSA (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS)

O Sr. Vinicius Guimarães Barbosa é graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ e possui MBA pelo IBMEC. Iniciou a carreira como trainee na Brahma e atuou nas áreas de suprimentos, industrial e logística. Foi responsável pela integração de vários M&As na área de supply chain. Antes de ingressar na BRF, o executivo ocupava a Vice-Presidência Industrial e Logística na Anheuser-Busch para EUA e Canadá. Assumiu a Vice-Presidência de Operações e Suprimentos da BRF em 2018.

SIDNEY ROGÉRIO MANZARO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE MERCADO BRASIL)

Formado em Administração de Empresas na Universidade de Santana e MBA em Propaganda e Marketing pela ESPM, o Sr. Sidney Manzaro possui 37 anos de vivência em gestão de negócios nos segmentos de alimentos, com forte atuação na área comercial e reestruturações. Iniciou sua carreira como Trainee na AMBEV em 1991, onde atuou por 14 anos, com uma trajetória importante na área comercial, liderando reestruturações, GTM e atuando fortemente nos canais de rota e autosserviço. Na BRF, sua trajetória de 10 anos teve início em 2005 no canal de AS, onde liderou o negócio da marca Rezende/Wilson, o projeto TAC/CADE, In Natura e realizou o GTM de lácteos e rota. Em 2013 assumiu a diretoria comercial varejo, com gestão direta das equipes da Sadia, Perdigão, Lácteos e Food Service. Em 2015 assumiu a diretoria regional SP, com responsabilidade do maior volume do Brasil. Entre os anos 2015 a 2018 atuou como CEO na empresa Grano e, em 2018, regressa à BRF assumindo a Vice-Presidência Comercial do Brasil.

ALESSANDRO ROSA BONORINO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE GENTE, SERVIÇOS E TECNOLOGIA)

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, o Sr. Alessandro Bonorino possui quase 30 anos de experiência, sendo os últimos 19 em posições executivas, iniciou sua carreira como auditor na KPMG. Em 1992, ingressou na área de Recursos Humanos da IBM, onde conduziu projetos de transformação em diversas disciplinas de gestão de pessoas com escala nacional, regional e global.  Sua experiência corporativa abrange vivência em culturas diversas, tendo residido em diferentes países onde ocupou relevantes posições na área de RH.  Algumas de suas funções na IBM foram Diretor de RH da América do Sul Espanhola, a partir da Argentina; Diretor de RH do Brasil e posteriormente para toda a América Latina.  Também ocupou funções mundiais na empresa com destaque para a Vice-Presidência Mundial de Recrutamento, baseada na China.  Antes de juntar-se à BRF atuava como Vice-Presidente Mundial de RH na unidade “Services Delivery and Transformation”.  Em 2017, ingressou na BRF como Vice-Presidente Global de Recursos Humanos e, no ano de 2018, assumiu também as áreas de Serviços Compartilhados e Tecnologia.

LEONARDO CAMPO DALLORTO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE PLANEJAMENTO INTEGRADO E LOGÍSTICA)

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Engenharia Industrial pela PUC-RJ e MBA pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Leonardo Dallorto possui mais de 18 anos de experiência, sendo os últimos 10 em posições executivas, iniciou sua carreira na Vale em 2002 onde atuou na área de Logística Ferroviária e Portuária e participou da expansão internacional da empresa atuando em projetos no Canadá, Índia e África. Entre 2007 e 2011, atuou na consultoria McKinsey&Co com foco em projetos de Supply Chain, Procurement, Estratégia e M&A em empresas de diversos setores na América Latina. Ingressou na BRF em 2011 e desde 2012 atua como Diretor, onde liderou a área de Suprimentos, Planejamento Integrado. Como Diretor na Vice-Presidência Comercial Brasil liderou as áreas de Logística e Regional Sul, desenvolvendo programas de relacionamento com os clientes, GTM e revisão do papel de Distribuidores na região. Como Diretor de Operações Industriais, participou das definições do footprint fabril e liderou o projeto de produtividade (Guide). Desde 2018, o Sr. Leonardo atua como Vice-Presidente de Planejamento Integrado e Supply Chain.

GRAZIELLE TALLIA PARENTI (DIRETORA VICE-PRESIDENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, REPUTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE)

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”), possui MBA com ênfase em Marketing na FIA/USP e pós-graduação em Políticas Públicas na FGV. A Sra. Grazielle Parenti possui mais de 25 anos de experiência e alta representatividade na Indústria, com passagens pela Votorantim, Diageo e Mondelez. Atualmente, ocupa, ainda, a posição de Presidente do Conselho da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, é presidente do instituto BRF, atua também como membro do Conselho de Administração de diversas associações de classe, além de fazer parte do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), colegiado da Câmara Executiva de Comércio Exterior do Ministério da Economia e do Conselho Empresarial Brasil China. Muito comprometida com a agenda de Diversidade e Inclusão, ela é a presidente do Capítulo Brasileiro do BRICS Woman Business Alliance e outras iniciativas nacionais e internacionais. Por fim, em maio de 2021 a Sra. Grazielle Parenti ocupou o cargo de Diretora Vice-Presidente de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade na BRF S.A..

MARCEL SACCO (DIRETOR VICE-PRESIDENTE DE NOVOS NEGÓCIOS)

O Sr. Marcel Sacco é formado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (“ESPM”) e possui mestrado em Administração de Negócios com ênfase em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”). Também completou as especializações em Gestão Avançada de Marketing pelo IMD na Suíça; em Gestão Geral Avançada pelo INSEAD, localizado na França; além do Programa de Liderança pelo Instituto para Liderança Criativa em São Diego, Califórnia. Além disso, o Sr. Marcel Sacco concluiu o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. No ano de 2008 foi indicado como um dos três melhores profissionais de marketing no Brasil pelo Prêmio Caboré. O Sr. Marcel Sacco já atuou em empresas como a Parmalat Brasil, Telefônica, Schincariol e Bauducco. Nos últimos cinco anos, ocupou o cargo de Gerente Geral Brazil & LatAm na The Hersey Company de 2019 até 2021, onde anteriormente atuou como Gerente Geral Brasil & América do Sul de 2013 até 2019. Atualmente, o Sr. Marcelo Sacco atua como membro do Conselho de Administração da Farmax – Indústria de Cosméticos e Farmacêuticos e da NGO Gerando Falcões. Por fim, em maio de 2021 passou a ocupar o cargo de Diretor Vice-Presidente de Novos Negócios na BRF S.A..

REMUNERAÇÃO

Em 2020, a remuneração total agregada paga aos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria (inclusive salários, benefícios e remuneração variável) foi de R$ 89,7 milhões.
O valor da remuneração variável paga a cada diretor executivo em qualquer ano de acordo com nosso plano de participação nos lucros está relacionado principalmente a resultados financeiros e não financeiros, como EBIT, ROIC, TSR, fluxo de caixa, resultado líquido, aderência aos padrões de qualidade, índice de segurança do trabalho e indicadores ESG, como rastreabilidade de grãos, redução de consumo de água, mulheres na alta liderança, utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis e promoção de educação para redução do desperdício de alimentos. Também se baseia na avaliação de desempenho individual de cada membro da Diretoria realizada pelo CEO e pelos membros do Conselho de Administração. Essa metodologia segue as melhores práticas do mercado e fornece valores máximos razoáveis, garantindo nossa competitividade no mercado em termos de remuneração e retenção.